13º do INSS e abono salarial serão antecipados

Pagamento dos benefícios para aposentados e pensionistas devem ser pagos entre fevereiro e março

Aposentados e pensionistas vão receber o 13º salário e o abono salarial de forma antecipada. A expectativa, de acordo com o Governo Federal, é que os pagamentos comecem a ser feitos entre fevereiro e março. A nova data para repasse dos recursos vinha sendo avaliada pelo governo como forma compensatória ao fim do auxílio emergencial – descontinuado em dezembro/20.
 
De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a antecipação não terá grandes impactos no caixa, uma vez que a iniciativa não terá custo fiscal. Segundo Guedes, os valores que serão desembolsados para o pagamento dos benefícios já estavam previstos no orçamento.
 
O Governo Federal também avalia outras alternativas para mitigar os efeitos provocados pelo fim do auxílio. Uma delas é a reformulação ou a ampliação do Bolsa Família. Mesmo com as mudanças, as novas medidas não contemplam, por exemplo, as milhares de pessoas que deixaram de receber o auxílio emergencial e ainda estão desempregadas.
 
Para amenizar a situação da oferta de postos de trabalho, o Ministério da Economia deve tentar aprovar, novamente, a Carteira Verde e Amarela, projeto que prevê a redução dos custos de contratação de funcionários jovens. A proposta já foi apresentada no passado no Congresso, porém, em um primeiro momento, fracassou.
 
Saiba mais