Agora, as 16 instituições financeiras e associações citadas têm 10 dias para apresentar os recursos
Em função do aumento da reclamação de consumidores sobre possíveis irregularidades na promoção e oferta de crédito consignado, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) notificou 16 das principais instituições financeiras do Brasil, além de duas associações que representam o setor.
De acordo com o órgão, em 2020, foi constatado um aumento de 119,9% nas reclamações no comparativo ao mesmo período de 2019 – entre janeiro e novembro. Em números absolutos, as queixas saltaram de 34.385 para 75.615. Agora, as instituições têm prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos quanto aos questionamentos da Senacon. Em seguida, o órgão pode instaurar processos administrativos e, caso seja necessário, estipular multa aos bancos.
Vale lembrar que, no final do ano passado, a Senacon promoveu a suspensão das operações de crédito consignado do C6 Bank em função das reclamações formalizadas nos Procons regionais. Este bloqueio envolvia as operações feitas por meio eletrônico e com os correspondentes bancários. O caso segue em segredo de justiça.
Veja lista de bancos notificados pela Senacon: